Com a descrição de todas as indulgências de que é enriquecida.
OS QUARENTA DIAS CONSAGRADOS À GLÓRIA DA INSIGNE VIRGEM E MÁRTIR SANTA FILOMENA, A TAUMATURGA DO SÉCULO XIX.
Reservados todos os direitos desta tradução.
Proibida toda e qualquer reprodução desta por qualquer meio ou forma, seja ela eletrônica ou mecânica, fotocópia, gravação ou qualquer meio de reprodução, sem permissão expressa da editora.
Tradução da Editora Sacrum Cor Jesu diretamente do original.
Barcelona, 1850.
ÚLTIMO DIA
Feito o sinal da cruz, prostrando-se com decência ante o altar ou imagem da Santa, com a maior confiança, faz-se o ato de contrição e, em seguida, a reflexão correspondente.
ATO DE CONTRIÇÃO
Ó dulcíssimo Jesus, Deus e homem verdadeiro, Pai, Criador e Redentor meu, em quem creio, em quem espero, a quem amo mais que a mim mesmo! Ó bondade infinita digna de ser amada sobre todas as coisas! Ah, no mais íntimo do meu coração sinto haver pecado contra Vós! Ai! Quisera Deus que minha dor fosse tão veemente que neste mesmo instante se fizesse em pedaços o meu coração, ao considerar que tantas vezes vos tenho ferido! Pesa-me, Deus meu, de vos haver ofendido; pesa-me, igualmente, porque podeis privar-me da glória e arrojar-me no inferno; proponho firmemente, com vossa graça, nunca mais pecar. Perdoai, Senhor, minhas culpas; para que, limpa e pura, minha alma se dedique com mais afinco e fervor a vosso santo serviço e louve à gloriosa virgem e mártir Santa Filomena, minha especial advogada. Dai-me, meu Deus, um espírito fervoroso para imitá-la na fé, na esperança, na caridade e demais virtudes; a fim de que, constante como ela em servir-vos, vos louve também em sua companhia eternamente na glória. Amém.
Em ação de graças pelos favores recebidos de Deus pela mediação da Virgem e Mártir Santa Filomena, se fará a seguinte reflexão.
REFLEXÃO PARA O 40º DIA
Ó Santa Filomena, gloriosa no Céu! Com que ação de graças poderei eu corresponder aos benefícios que tão generosamente vos dignastes conceder-me nestes quarenta dias! Vós, esposa amada de Jesus, filha predileta de Maria, iluminada com a luz da glória, e gozando da visão beatífica da Santíssima Trindade, tende nas mãos as graças de que nós, vossos devotos, necessitamos e a vós imploramos; porque, se aquela divina Mãe, com seu Anjo São Gabriel vos amparou e ajudou no terrível martírio de que saístes vitoriosa, e Jesus vos fortaleceu para triunfar da barbárie dos tiranos e de suas máximas pagãs; o que farão agora que gozais de sua companhia, achando-se glorificada e exaltada no céu com as coroas e palmas de virgem, e mártir, e esposa triunfante? No momento em que intercedeis por mim ao vosso esposo Jesus, por meio de Maria... sim, por meio de Maria Santíssima já obtendes de Jesus as luzes, as inspirações, os toques interiores, os afetos de amor a Deus para que me possa salvar; o vigor contra as paixões e contra os inimigos infernais, que à maneira de chamas me rodeiam para tragar a minha alma; e por estes benefícios... Ó Santa do meu coração! Ó perpétua Patrona minha! Que farei para vos ser mais agradável? Ai! Quereis todo o meu coração? Aqui está. O quereis todo para o esposo Jesus? Aqui está. O quereis todo para Maria? Aqui está. Quereis que eu não viva em mim, senão em Deus? Que seja morto para o mundo, e que em mim só viva Jesus Cristo? Oxalá se esta fosse a minha dita! E já que este é o oferecimento que mais vos agrada, tendes aqui o meu coração, minha vontade, que com o maior afeto vos entrego...
Ó Virgem e Mártir, Santa Filomena! Pedi a Maria Santíssima que me alcance de seu Filho Jesus um coração puro, um espírito reto, e um fervor que jamais se apague, aspirando sempre mais amor e perfeição. Que favor é este tão grande que de vós espero? Ah, estarei preparado para ir ao céu, para cantar ao Criador e à Maria Santíssima, em vossa companhia e na dos Anjos e Santos, os eternos louvores.
Aqui se meditará um pouco. Depois, se fará a seguinte:
RESOLUÇÃO
Amar a Jesus e a Maria,
E a vós, Filomena, honrar,
Isto quero praticar
Com muito fervor, cada dia.
ASPIRAÇÃO
Sagittae tuae infixae sunt mihi, et confirmasti super me manum tuam. Ps. 37. 3.
Ó Santa Filomena! Dirigi-vos a Maria Santíssima e dignai-vos obter-me de seu Filho Jesus a graça de que permaneçam sempre em meu coração as inspirações que se dignara comunicar-me nestes quarenta dias, e que eu permaneça firme no propósito que tenho formado de amá-lo e servi-lo com fervor. Este é o grande obséquio que devo fazer a vosso Esposo à sua e nossa Santíssima Mãe, e a Vós, minha especial protetora. Amém.
Agora se dirá um Pai Nosso, três Ave Marias em um Glória ao Pai, para alcançar de Deus, por meio de Maria Santíssima, e com a ajuda de Santa Filomena, o que se pede neste santo exercício; e logo se concluirá com a oração final.
ORAÇÃO FINAL
Ó Santa Filomena, minha protetora, digna de minha maior veneração! Contemplando-vos, ou entre as penas do vosso martírio, ou coroada com a coroa da glória que por isto merecestes, vos suplico me alcanceis de Jesus, vosso dulcíssimo Esposo, a quem tanto amastes e por quem tanto padecestes, a luz de uma fé tão viva que jamais se apague, uma esperança tão firme que nunca desconfie, e um amor de Deus e do próximo tão ardente que sempre a minha vontade e o meu coração, unidos com o meu Criador e Redentor, se desdobrem em atos fervorosos de tão santa virtude. Fazei com que eu aborreça, a tal ponto, a infidelidade e o paganismo que derrame, continuamente, lágrimas pela conversão dos infiéis pecadores que, infiéis e sem temor, se entregam a tantas desordens; e já que vós, para não serdes infiel ao esposo Jesus, destes a vida com tantos tormentos, rogai pela salvação de todas as almas; fazei que, animados com a vossa poderosa proteção, sirvamos sempre fervorosos a Jesus, nosso Salvador, e alcancemos a dita de ir ao Céu para dar a Ele e a vós as devidas eternas graças. Amém.
INDULGÊNCIAS DA QUARESMA DE SANTA FILOMENA
A referida Quaresma foi indulgenciada inclusive por Santo Antônio Maria Claret. (N. do T.)
Indulgências concedidas por vários Senhores Bispos a todos os devotos da Virgem e Mártir Santa Filomena que devotamente praticarem a presente quarentena, a saber:
O Exmo. e Ilmo. Sr. D. Florencio Llorente, Bispo de Gerona, 40 dias por cada vez que se pratique o dito exercício; e ademais outros tantos por ler ou rezar uma das orações do mesmo, rogando a Deus pelas necessidades da Igreja e exaltação da Santa fé católica. O Ilmo. e Rev.mo Sr. D. Luciano Casadeváll, Bispo de Vich, que se dignou conceder outros tantos dias na mesma forma que acima está expresso. Em iguais termos, o Ilmo. e Rev.mo Sr. D. Jaime Soler, Bispo de Teruel, concedeu 40 dias. Do mesmo modo (concedeu) oitenta dias o Ilmo. e Rev.mo Sr. D. Antonio Claret, Arcebispo de Santiago de Cuba, e outros 40 concedidos pelo Exmo. e Ilmo. Sr. D. José Domingo Costa, Bispo de Barcelona, por cada Pai Nosso rezado diante da Santa Imagem: 40 por cada vez que se pratique o santo exercício, e outros tantos por ler ou rezar uma das orações do mesmo exercício, fazendo memória de alguma das virtudes que brilharam na dita Virgem e Mártir Santa Filomena.
____________
Todos os direitos de tradução e edição reservados à Editora Sacrum Cor Jesu.
Comments